PROUNI 2020: Inscrições, Nota de Corte, Lista de Espera

Os estudantes que pretendem entrar em um curso superior, porém não foram aprovados no SISU, poderão se candidatar para vagas no PROUNI 2020, desde que estejam de acordo com as regras do programa. Para você saber se pode concorrer a uma bolsa de estudos de 50% até 100%, continue nos acompanhando e tire suas dúvidas sobre como funciona o PROUNI 2020!  

PROUNI 2020

PROUNI 2020

PROUNI 2020 

Fundado em 2004 pelo Governo Federal, o Programa Universidade para Todos (PROUNI), tem como finalidade ajudar jovens que não conseguiram entrar em uma Universidade pública a partir do SISU 2020, a entrarem em uma da rede privada de ensino. 

✓ Veja como conseguir o seu contrato FIES 2020

Sendo assim, o PROUNI 2020 funciona como um programa de geração de bolsas de estudos para jovens que estejam de acordo com as regras exigidas por seu programa, dando uma opção a mais antes do estudante ter de recorrer a programas de financiamento, como o FIES 2020.

Com isso, todos os candidatos aprovados no PROUNI poderão frequentar cursos escolhidos por eles pagando metade das mensalidades, ou sendo totalmente livres de qualquer valor para pagamento. 


Requisitos PROUNI

Para que um estudante possa concorrer a uma das bolsas de estudos oferecidas pelo PROUNI 2020, o candidato primeiramente deverá estar enquadrado em alguns requisitos mínimos exigidos pelo programa. 

Veja esses requisitos abaixo: 

  • É preciso que o candidato tenha cursado o Ensino Médio de forma completa em escolas da rede pública de ensino; 
  • Também serão aceitos candidatos que terminaram o Ensino Médio em escolas particulares, porém, na posição de bolsistas; 
  • Ser professor de escolas públicas e estar em busca de aperfeiçoamento em sua área como magistrado; 
  • Deve estar em uma família cuja renda per capita seja de até 3 salários mínimos para poder concorrer a bolsas de estudos. 

PROUNI 2020

Estando de acordo com todas as regras acima descritas, qualquer pessoa poderá realizar a sua inscrição no PROUNI 2020 e desta forma, concorrer a uma vaga no curso e instituição de Ensino Superior que desejar. 


Tipos de bolsas de estudos 

Existem 2 tipos de bolsas de estudo que são oferecidas pelo PROUNI 2020 para os seus beneficiários. 

Veja abaixo o que as diferencia: 

  • Os estudantes com renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio irão concorrer a bolsas de estudo integrais, ou seja, 100% de desconto no curso que estiver concorrendo; 
  • Já para os estudantes com renda per capita familiar de até 3 salários mínimos, poderão concorrer a bolsas de estudo no valor de 50% de desconto nas mensalidades do seu curso. 

Nota de Corte PROUNI

Após a inscrição no PROUNI 2020, o candidato deverá utilizar a sua nota do ENEM para concorrer a uma das vagas ofertadas pelo programa. 

A forma de seleção utilizada pelo PROUNI 2020 é a nota de corte, da qual também é utilizada por sistemas de seleção como nota de corte FIES 2020

A nota de corte PROUNI nada mais é do que a nota de cada candidato somada e dividida pelo número de estudantes, a partir disso, será determinada a nota média, ou como é chamada, nota de corte. 

✓ Confira como ter acesso as vagas remanescentes FIES 2020

Esta nota de corte, tem valor simbólico, pois o seu sistema funciona da seguinte forma: 

Todos aqueles que possuírem nota ENEM 2020 superior a nota de corte, terão mais chances de conseguir a baga que desejam, já os que possuem nota ENEM menor, terão menos chances.

Porém ter uma nota menor ou maior não significa que você já foi aprovado ou não, apenas que terá mais ou menos chances de conseguir a sua vaga. 


Inscrições PROUNI 2020 

As inscrições ocorrem apenas de forma virtual, sendo necessário que o candidato tenha acesso à internet para realizar a sua pré-inscrição no PROUNI 2020

Veja abaixo um passo a passo de como realizar esse procedimento: 

  • Primeiro você deverá acessar o site do PROUNI, ou clique aqui;

PROUNI 2020

  • Quando a época de inscrições estiver aberta, clique no botão “Fazer inscrições”; 
  • Escolha qual opção você deseja, se já possui cadastro ou não;

 

  • Faça login no sistema; 
  • Informe todos os dados que lhe forem solicitados para completar a sua inscrição; 

PROUNI 2020

  • Escolha 2 opções diferentes de cursos em 2 instituições de ensino, podendo ser a mesma; 
  • Finalize o processo fornecendo os dados restantes para sua inscrição. 

Após seguir os passos acima listados, você deverá esperar até que o tempo de ranqueamento de notas seja fechado, após isso, caso você seja aprovado, deverá ir até a instituição de ensino que você escolheu com alguns documentos e efetivar a sua vaga. 


Lista de espera PROUNI 2020 

A lista de espera PROUNI 2020 funciona como uma forma de preencher as vagas que foram deixadas por candidatos que não fizeram suas matriculas presencialmente e assim perderam suas vagas. 

Dessa forma, quem não foi selecionado pelo PROUNI para entrar em uma Universidade na chamada regular, poderá se candidatar na lista de espera para tentar ser chamado. 

PROUNI 2020

Para realizar esse processo, basta fazer a sua inscrição novamente no site como mostrado no tópico acima, apenas quando chegar a época de inscrição para a lista de espera. 


Calendário PROUNI 2020

Todos os anos o PROUNI 2020 libera um calendário com todas as datas referentes aos processos seletivos que irão acontecer no ano. 

Veja abaixo as datas oficiais: 

  • 29/01 até 1/02 – Inscrições;
  • 4/02 – Resultado da 1ª chamada;
  • 4/2 até 15/02 – Aprovação Bolsas da 1ª chamada; 
  • 18/02 – Resultado da 2ª chamada;
  • 18/02 a 1/03 – Aprovação Bolsas da 2ª chamada;
  • 7/03 e 8/03 – Inscrições na Lista de Espera;
  • 12/03 e 13/03 – Aprovação Bolsas da Lista de Espera.
Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

PROUNI 2020: Inscrições, Nota de Corte, Lista de Espera