FIES para Medicina 2020: Nota de Corte, Inscrições e Regras

Uma das disputas mais acirradas dentro do sistema é o FIES para medicina 2020. Isso porquê, o número de pessoas que se inscrevem no FIES para medicina 2020 é grande. Por consequência, as vagas são muito disputadas e a nota de corte tende a crescer. Entenda melhor nesse artigo.

FIES para Medicina 2020

FIES para Medicina 2020

Como funciona o FIES 2020?

O Fundo de Investimento Estudantil (FIES) é uma criação do Governo Federal, e conta com o gerenciamento do MEC. A ideia é financiar cursos de graduação não gratuitos em instituições de ensino do país.

Funciona como um empréstimo, o candidato se inscreve e solicita a ajuda do Governo que paga pelas mensalidades de todos os semestres do curso. Depois da formação, o participante inicia o pagamento do seu débito.

O diferencial é que o sistema fornece um longo prazo para que o estudante formado consiga quitar sua dívida. Além disso, o valor das parcelas devem ser compatíveis com o rendimento familiar mensal do contemplado.

✓ Conheça outros programas:

Existe a possibilidade do FIES 2020 incluir todo o valor do curso, ou financiar apenas uma parcela. O estudante pode contar com a ajuda do PROUNI, por exemplo, em que há concessão de bolsas de estudos de 50% do curso.


Quem pode se inscrever no FIES para medicina 2020?

O sistema limita o público que pode se candidatar ao financiamento. E prioriza aqueles que realmente não têm condições de arcar com os custos, além de valorizar a capacidade de inteligência do jovem.

De acordo com a organização, veja quem pode se inscrever no FIES para medicina 2020 e como os candidatos são divididos por categoria de disputa:

  • Aqueles que participam do ENEM a partir da edição de 2010;
  • Pessoas que pontuaram no ENEM mais que 450 pontos na média da prova objetiva, e mais que zero na redação;
  • Categoria FIES: público com renda familiar mensal bruta de até 3 salários mínimos por pessoa;
  • Categoria P-FIES: público com renda familiar mensal bruta de 3 até 5 salários mínimos por pessoa.


Regras de financiamento FIES para medicina 2020

As vagas são divididas por categoria, bem como as condições e regras de financiamento FIES para medicina. Na verdade, a organização é a mesma para todos os cursos. Confira as novas regras FIES 2020:

  • FIES (até 3 salários mínimos): financiamento a juros zero;
  • P-FIES (de 5 até 3 salários mínimos): financiamento de acordo com o banco.

Na edição de 2019, foram 50 mil oportunidades destinadas ao FIES com juros zero. Para o restante, os candidatos devem procurar agências bancárias como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil para saber mais.

Depois de se inscrever, conforme calendário, o sistema vai indicar os aprovados em cada categoria. Para a modalidade FIES é possível se candidatar para a lista de espera. No P-FIES a chamada é única.

Se aprovados, os candidatos devem comparecer até a universidade para validação dos documentos. E depois, são encaminhados para agência bancária.


O que é a nota de corte FIES para medicina 2020?

A nota de corte FIES para medicina 2020 representa o mínimo de pontos que deve ser conquistado no ENEM para conseguir estar na lista de aprovados. O número divulgado é atualizado conforme vão acontecendo as inscrições.

Para que seja definida a nota de corte é preciso considerar o número de vagas disponíveis por curso, turno e instituição e quantos são os inscritos para essas oportunidades. A pontuação passa a ser usada como critério de desempate das colocações.

São classificados aqueles que obtiveram as melhores notas dentro da modalidade concorrida. Segundo o portal Quero Bolsa, a média de nota de corte para o curso de medicina no FIES é de:

  • Média para todo Brasil: 754.78;
  • Maior nota de corte em todo o Brasil: 831.00;
  • Menor nota de corte em todo o Brasil: 720.00.

Inscrições FIES para medicina 2020

As inscrições FIES para medicina 2020 ficam disponíveis duas vezes ao ano, em fevereiro e junho. Na ocasião, os interessados devem acessar o site e preencher a ficha cadastral.

Escolhendo até duas opções de curso, por ordem de preferência, e a modalidade que deseja concorrer. Será preciso informar os dados cadastrais das pessoas que compõem o grupo familiar, tenha essas informações em mãos.

Veja como fazer:

  • Acesse o site do FIES e clique em “Minha Inscrição”;

  • Caso esta seja a primeira vez que vai se inscrever, selecione “Primeiro acesso”;

FIES para Medicina

  • Preencha os dados e dê início a sua inscrição em “Prosseguir”.

FIES para Medicina

No vídeo produzido pelo MEC é possível saber quais os passos seguinte. Assista:

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

FIES para Medicina 2020: Nota de Corte, Inscrições e Regras