Está inadimplente no Fies? Veja como renegociar a sua dívida

Se você está inadimplente no FIES saiba que é possível pedir a renegociação da dívida através do programa, mas para que esse procedimento aconteça o candidato deverá ir ao banco escolhido. Essa solução foi criada para beneficiar o devedor, assim ele irá quitar o valor sem estresse. Está curioso para saber como funciona esse procedimento para quem está inadimplente no FIES? Continue lendo!

inadimplente no Fies

Está inadimplente no Fies?

Como funciona o FIES 2020?

O FIES – Financiamento estudantil é um programa cuja a iniciativa para fazê-lo existir foi do Governo Federal, e desde então milhares de brasileiros vem se beneficiando do mesmo.

O programa financia o ensino superior do aluno que se encaixa nos seus requisitos e regras, se você é um dos beneficiados sabe que o mesmo é um divisor de águas para a vida profissional.

Como funciona o FIES?

Os alunos de baixa renda ou que desejam cursar a graduação, mas não tem condições financeiras para arcar os custos do curso poderá contar com o FIES.

Se você é de baixa renda poderá recorrer ao mesmo e ter toda a sua mensalidade paga pelo programa, e depois quitar o financiamento gradativamente.

Os alunos que possuem uma condição financeira razoável poderá recorrer ao P-FIES, onde 50% da sua mensalidade poderá ser quitada pelo programa, e após o curso o aluno pagará o financiamento do mesmo.

Saiba como fazer transferência de curso no FIES

Como funciona o FIES 2020?


Renegociação para quem está inadimplente no FIES

Imprevistos acontecem, e por isso muitos alunos que utilizaram o financiamento estão com atrasos no pagamento das parcelas do mesmo. Mas não se preocupe, porque é possível pedir uma renegociação para quem está inadimplente no FIES.

Se o candidato estiver cumprindo com as regras, então ele terá esse problema de dívida resolvido rapidamente. Isso porque o programa tem como objetivo facilitar a vida do participante, fazendo propostas possíveis para o mesmo.

✓ Entenda a diferença entre FIES e P-FIES

Quem pode recorrer ao benefício?

Para que a renegociação da dívida ativa seja possível, o estudante deverá estar de acordo com os critérios estabelecidos.

  • Assinarem o contrato desde o dia 31 de Dezembro de 2017;
  • Ter uma ou mais parcelas atrasadas de no mínimo 90 dias;
  • Deverá está pagando a dívida, essa etapa é conhecida como fase de amortização.

Renegociação para quem está inadimplente no FIES


Renegociação para quem está inadimplente FIES Caixa

Os estudantes que optaram por fazer seu financiamento na Caixa Econômica Federal poderão resolver seu problema de dívida, o mesmo pedirá a renegociação para quem está inadimplente FIES Caixa. Tudo poderá acontecer através do portal da Caixa, veja como é simples:

Site Login Caixa Econômica Federal

  • Preencha o campo com seu CPF;
  • Informe a senha;
  • Clique na opção “Entrar”.

Após o acesso peça a renegociação do seu financiamento, o resultado da avaliação sairá rapidamente então vá a agência da Caixa onde o seu contrato aconteceu.

É importante não esquecer de levar consigo seus documentos pessoais e o comprovante de residência, se você tiver um fiador leve os documentos pessoais do mesmo.


Renegociação para quem está inadimplente FIES BB

Se na hora de fazer o financiamento a escolha foi o Banco do Brasil, então o aluno deverá pedir a renegociação para quem está inadimplente FIES BB. Leve consigo sua documentação e vá até a agência bancária onde seu contrato foi assinado, e assim poderá concluir a renegociação.

Atenção: Se o contrato FIES 2020 do candidato estiver pelo FGDUC a renegociação poderá acontecer através do aplicativo do Banco do Brasil no celular!

✓ Veja como funciona a taxa de juros FIES 2020


Saiba como é feita a renegociação FIES 2020

Saiba que a renegociação da dívida poderá ser feita de duas maneiras, através do novo parcelamento negociado ou do reescalonamento. Veja como é feita a renegociação FIES 2020:

  • Novo parcelamento – O saldo total do devedor é dividido novamente em 48 parcelas mensais;
  • Reescalonamento – Os valores das parcelas que irão vencer serão diluídas.

Através da sua nova negociação o estudante e seu fiador saem da situação de inadimplência automaticamente, e os agentes financeiros junto com os órgãos de proteção ao crédito darão baixa da restrição existente.

Telefone FIES

Se houver alguma dúvida sobre a situação, entre em contato com o FIES.

  • Telefone FIES: 0800-616161.
Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Está inadimplente no Fies? Veja como renegociar a sua dívida