ENEM 2020: Inscrições, Edital, Prova, Datas do ENEM

Todo estudante que deseja entrar em uma Universidade pública saber que para se preparar bem para o ENEM 2020, é preciso começar a estudar desde cedo para essa prova. Neste artigo veja todas as informações liberadas sobre o ENEM 2020, como a prova, calendário e como fazer a sua inscrição no Exame e assim já conseguir mais chances de ser aprovado em uma Universidade!  

ENEM 2020

ENEM 2020

Como funciona o ENEM?

ENEM 2020 é uma prova que acontece todos os anos nos últimos meses do ano, onde milhares de jovens estudantes passam meses estudando para poderem realizar essa prova que dura 2 dias para sua realização. 

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), acontece apenas 1 vez ao ano, sendo ele em parceria com o SISU 2020 os principais meios para a entrada de novos alunos nas Universidade públicas brasileiras. 

✓  Veja mais informações sobre o FIES:

Desta forma, este é um dos mais concorridos exames de nível Nacional do Brasil, já que a conquista de uma vaga em um curso superior gratuito é o sonho de milhares de estudantes, e assim não ter que acabar pedindo recursos a programas como o FIES 2020 para conseguir entrar em uma Universidade.


Novas regras do ENEM no governo Bolsonaro

Estão previstas para o ano de 2019 e 2020, novas medidas para o ENEM, pois existe um esforço do novo presidente do INEP para que sejam extinguidas todas as questões ideológicas que fazem parte do exame atualmente, de acordo com o presidente do INEP.

Veja a sua declaração abaixo:

O novo presidente do IINEP, Marcus Vinícius Rodrigues, disse que irá “analisar todo o banco de questões” do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para que tenha “uma postura não ideológica”. Ele afirmou ainda que, como presidente do órgão, poderá ter acesso antecipado à prova.

Essa declaração foi captada e reproduzida pelo portal de notícias G1.


Quem pode participar do ENEM?

Se estiver em dúvidas se você pode realizar a sua prova do ENEM 2020, saiba que qualquer pessoa pode realizar esse exame seja pelo objetivo de usar sua nota para ingressar no SISU ou apenas por treino. 

Independentemente de sua finalidade, qualquer pessoa poderá fazer a sua inscrição no Exame Nacional e com isso fazer a prova e utiliza-la da maneira que bem desejar. 


Datas do ENEM 2020 

ENEM 2020 já possui suas datas divulgadas para que os seus candidatos possam já ficar atentos para os procedimentos que levarão o candidato até a realização da prova. 

Veja abaixo as datas: 

  • Divulgação do Edital – Março de 2020; 
  • Solicitação de isenção da taxa – Abril de 2020; 
  • Justificativa da ausência no ano anterior – Abril de 2020; 
  • Inscrição e pagamento da taxa do Enem – Maio de 2020; 
  • Solicitação de inclusão do nome social – Maio de 2020; 
  • Divulgação dos locais das provas –  Outubro de 2020; 
  • Exame Nacional do Ensino Médio – Novembro de 2020;
  • Divulgação do gabarito oficial – Novembro de 2020; 
  • Divulgação dos resultados – Janeiro de 2021. 

Com as datas já em mãos, você não poderá deixar de realizar nenhuma das etapas mostradas acima, pois caso você perca alguma delas, você poderá perder a sua inscrição e poderá até ser eliminado do processo seletivo. 


Inscrições ENEM 2020 

Para que você possa realizar a sua inscrição no ENEM 2020, você deverá esperar até que a data de inscrições seja liberada, assim como mostrado no tópico acima. 

✓ Quem procurou por ENEM, também visualizou:

Após a liberação de matrícula, você poderá realizar a sua inscrição e seguir com os procedimentos até a data de realização da prova. 

Veja a seguir como realizar a sua inscrição: 

  • Acesse o site do INEP, ou clique aqui para ser redirecionado; 

Inscrições ENEM 2020 

  • Na página do participante, informe todos os seus dados para fazer login; 
  • Resolva o problema de segurança; 
  • Clique em “Enviar”; 
  • Preencha todo o formulário que irá aparecer; 
  • Finalize o processo. 

Com isso, você estará pré-inscrito no ENEM 2020 e deverá imprimir o seu boleto e terá de paga-lo antes do prazo limite, somente após o pagamento em dia desta guia, você estará inscrito de forma oficial no ENEM. 

Após isso, basta seguir todos os outros procedimentos como descrito no calendário mostrado acima e então aguardar o lançamento do local e dia da prova para que você possa realiza-la. 


Edital e prova ENEM 2020 

Todos os anos o ENEM 2020 libera um edital do qual contém todas as informações referentes a todo o processo que se dará até a efetuação da prova no dia marcado pelo INEP. 

ENEM 2020

Esse edital também possui informações de como serão realizadas as provas do ENEM das quais, acontecem em 2 fins de semana diferentes. 

Veja a seguir como se dará a prova do ENEM

  • Ciências Humanas e as suas tecnologias; 
  • Ciências da Natureza e as suas tecnologias; 
  • Linguagem; 
  • Códigos e as suas tecnologias; 
  • Matemática e suas tecnologias; 
  • Redação sobre um tema atual. 

Todas essas disciplinas serão distribuídas em 2 provas que irão acontecer em domingos de semanas diferentes. 

É preciso estar preparado para enfrentar aproximadamente 6 horas de provas corridas em cada um dos dias de realização de prova do ENEM. 

Para que você possa ter acesso ao edital do ENEM e já se preparar melhor para o exame, clique aqui

Avalie este artigo

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

ENEM 2020: Inscrições, Edital, Prova, Datas do ENEM