Dilatação FIES 2020: Como Pedir? Regras, Prazos

Qualquer estudante que tem contrato com o FIES pode pedir a Dilatação FIES 2020. Esse recurso que permite prolongar o prazo do financiamento para alunos que não tenham concluído o curso dentro do prazo determinado, pode ser feito de maneira simples e rápida. Apreenda como fazer a Dilatação FIES 2020 logo abaixo.

Dilatação FIES 2020

Dilatação FIES 2020

Segundo o Diário Oficial da União, publicado pelo MEC (Ministério da Educação), é direito de todos os alunos financiados pelo programa pedirem a Dilatação FIES 2020.

FIES 2020

O Fundo de Financiamento Estudantil foi criado pelo MEC para auxiliar estudantes que querem se graduar em instituições particulares de ensino.

Ao participarem do FIES 2020, os alunos devem ter prestado o ENEM e devem se matricular em uma instituição partícipe do programa.

Através da seleção do FIES, milhares de estudantes conseguiram seus diplomas em cursos superiores de qualidade, podendo pagar de volta para o governo apenas após o término dos estudos.

Porém, muitas vezes, o aluno pode não ter concluído o curso dentro do prazo estipulado pelo cronograma do programa.

É aí que entra a Dilatação FIES 2020. Confira no tópico abaixo o que significa esse termo.


Dilatação FIES 2020

A Dilatação FIES 2020 é um recurso disponibilizado pela CAIXA FIES 2020 que permite o prolongamento do prazo para financiar o curso em questão.

Se o estudante ainda não tiver terminado o curso no prazo do financiamento, ele poderá pedir esse recurso.

Para conseguir esse rearranjo de financiamento, o estudante precisa pedir a Dilatação FIES 2020 no prazo correto. Ao conseguir a extensão do prazo, o aluno terá direito a até dois semestres a mais pelo mesmo contrato.

Pode fazer a solicitação qualquer aluno que já é financiado pelo FIES e que não conseguiu terminar seu curso no prazo estipulado pelo financiamento por motivos de: suspensão, transferência, dependências ou qualquer outro motivo que ocasione o pedido.

Qual é o prazo para pedir Dilatação FIES? Confira no tópico a seguir.


Prazos dilatação FIES 2020

O prazo estipulado para que o aluno peça a Dilatação 2020 começa desde o primeiro dia do último mês do semestre em que se encerra o curso até o último dia do primeiro trimestre do semestre posterior. 

Cada novo semestre após o período regular do curso deve haver uma nova solicitação.

Porém, é importante lembrar que o prazo estabelecido para amortizar a dívida não muda, continuará três vezes o período que foi financiado, acrescido de 12 meses. Esse prazo começa a ser contado 18 meses após a conclusão do curso.


Como pedir Dilatação FIES 2020?

Todo o processo de pedido de Dilatação FIES 2020 é tranquilo e não existe necessidade de ir até o banco. Você pode fazer o requerimento através da página do FIES e terá o prazo de financiamento estendido pela Caixa.

Vamos ver um tutorial simples para que você possa dar entrada à prorrogação:

  • Acesse o site do SisFies;
  • Clique na opção “Aditamento de contrato”;
  • Preencha as informações requeridas;
  • Na página seguinte, aparecerá a mensagem “Prazo de utilização do financiamento encontra-se encerrado”. Clique na opção “Dilatação”;
  • Depois que você preencher todas as informações requeridas pelo sistema, o SisFies enviará todas as informações necessárias para que você faça a solicitação;
  • É só imprimir e levar até a CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da sua faculdade.

Após pedir a Dilatação FIES 2020, é necessário que o aluno faça o aditamento do semestre, o que exigirá que o estudante vá até o banco para finalizar o processo. Se for preciso uma nova Dilatação, é necessário repetir todo esse tutorial no semestre posterior.


Contato FIES 2020

Se houver alguma duvida relacionado à prorrogação de contrato FIES 2020, entre em contato com a CAIXA através do seguinte número:

  • 0800 726 0207

Se as informações sobre Dilatação FIES forem atualizadas, informaremos no site.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 12

Dilatação FIES 2020: Como Pedir? Regras, Prazos