Se você deseja conquistar o financiamento dos seus estudos, é importante entender a diferença entre FIES e P-FIES. Apesar dos dois proporcionarem o financiamento estudantil, ambos são completamente diferente um do outro. Mas o estudante precisa estar de acordo com os requisitos exigidos para conquistar o financiamento. Para entender melhor qual é a diferença entre FIES e P-FIES, continue lendo o artigo!

Diferença entre FIES e P-FIES
Contents
FIES e P-FIES
O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa criado pelo Governo Federa. E tem por objetivo, financiar os estudos dos jovens brasileiros que não possui uma boa condição financeira.
Em pleno século XXI, o programa atualizou de acordo com a necessidade dos estudantes brasileiros. Além da modalidade existente chamada FIES, que cobria 100% as mensalidades das graduações. E o pagamento das prestações pós curso, é de acordo com o limite de renda do aluno.
Foi criado uma nova forma de financiamento estudantil, o P-FIES. O mesmo não financia toda a mensalidade do aluno, de acordo com sua condição financeira.
Diferença entre FIES e P-FIES
O FIES financia os estudos dos estudantes de baixa renda, e ele cobre toda a mensalidade da graduação. Essa modalidade do programa é conhecido, por ter a taxa de juros zero.
✓ Saiba com usar o simulador FIES 2020
O P-FIES é conhecido por financiar uma parte das mensalidades dos estudantes, que tem uma boa renda. Assim após a conclusão do curso, o estudante poderá negociar a sua forma de pagamento. E as taxas de juros são pequenas.
Requisitos FIES
Não é todos os alunos que conquistam o FIES, tudo irá depender da vida financeira do mesmo. Porque há uma diferença entre FIES e P-FIES.
Se você deseja o financiamento estudantil FIES, precisa estar de acordo com as novas regras FIES 2020 e os requisitos do programa . Veja quais são eles:
- Candidatos que fizeram o ENEM a partir de 2010, poderão participar;
- O candidato precisará ter tirado a média mínima de 450 pontos no ENEM 2020;
- O candidato deverá comprovar uma renda familiar de até 03 salários mínimos por pessoa.
Requisitos P-FIES
Apenas estudantes que possui uma boa renda familiar mensal, e estão de acordo com os requisitos P-FIES, poderá conquistar a modalidade. Conheça os requisitos dessa nova modalidade do programa de financiamento estudantil:
- Candidatos que fizeram o ENEM a partir de 2010, poderão participar;
- O candidato precisará ter tirado a média mínima de 450 pontos no ENEM;
- O candidato deverá comprovar uma renda familiar de até 05 salários mínimos por pessoa.
Inscrição online FIES e P-FIES 2020
Se você está de acordo com as exigências do programa, faça a sua inscrição FIES 2020. Veja como é fácil:
- Acesse o portal, clique aqui;

Portal Oficial FIES
- Agora, clique na opção “Primeiro acesso”;
- Feito isso, preencha os campos corretamente;
- Em seguida, faça seu cadastro;
- Agora, preencha o formulário corretamente;
- Feito isso, escolha a instituição desejada;
- Agora, escolha o curso desejado;
- Em seguida, conclua a sua inscrição.
Resultados FIES e P-FIES
Depois que é feito sua inscrição, aguarde a divulgação dos resultados FIES e P-FIES 2020. Os resultados sairão nas datas de cada modalidade através do SISFIES 2020, veja:
- O resultado sairá no dia 05 de Março para a modalidade FIES;
- O resultado sairá no dia 12 de Março para a modalidade P-FIES.
Fique atento! Caso seja selecionado, vá a instituição que escolheu estudar. E leve consigo, os documentos exigidos pela instituição.
Vagas FIES e P-FIES
Além de existir uma diferença entre FIES e P-FIES em relação ao estilo do financiamento, existe essa mesma diferença referente a quantidade de vagas disponibilizadas. Veja:
- Para a modalidade FIES, são oferecidas 100 mil vagas;
- Para a modalidade P-FIES ainda não foram divulgadas as informações das quantidade de vagas oferecidas.
Contato FIES e P-FIES
Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe do FIES e P-FIES.
- Telefone: 0800 616161.