Contrato FIES 2020: Entenda Detalhes, Renovação

Você já ouviu falar do contrato FIES 2020? Esse programa disponibilizado pelo Governo Federal visa ampliar a procura por cursos de Ensino Superior para pessoas que não tem possibilidade de financiar uma faculdade. Continue lendo a matéria e saiba como funciona o contrato FIES 2020.

Contrato FIES 2020

Contrato FIES 2020

O Fundo de Financiamento Estudantil – FIES foi criado em 2011 e disponibiliza o prazo de até 14 anos para que o estudante pague de volta o valor financiado, caso esteja desempregado ao final do curso.

Como funciona o FIES 2020

Querendo entender como funciona o FIES? Os Estudantes que prestaram ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir do ano de 2010 e que tenham conseguido atingir uma nota acima de quatrocentos e cinquenta pontos além de não ter zerado na redação, podem ter seu contrato FIES 2020.

Em relação às expectativas financeiras do candidato, é necessário que o perfil de renda familiar bruta não exceda até 3 salários mínimos.

De acordo com as novas regras do FIES 2020, existe ainda outra modalidade, o P-Fies, que é nova no programa que garante o financiamento para candidatos com renda familiar de até 5 salários mínimos.

Como funciona o FIES 2020

Como funciona o FIES 2020

Ao se inscrever, através do programa FIES 2020, o resultado será constituído de chamada única e de lista de espera e na modalidade P-Fies, o resultado será constituído apenas de chamada única.

Quando ouvir falar da nota de corte, refere-se a menor nota que o candidato pode atingir para estar entre os selecionados em um grupo de preferencia, tendo como base o numero de candidatos que realizaram as inscrições FIES 2020 naquela seleção de vagas. Com isso em mente, como conseguir um contrato FIES 2020? Acompanhe nos tópicos a frente.


Como fazer o contrato FIES 2020?

Para realizar as inscrições FIES 2020, o candidato deve se atentar aos períodos de abertura de vagas: de 07 de fevereiro até 23 horas e 59 minutos de 14 de fevereiro do ano vigente, observado o horário oficial de Brasília.

➜ Confira também os documentos necessários FIES 2020

Para realizar suas inscrições e conseguir um contrato FIES 2020, siga o tutorial abaixo:

  • Acesse o site FIES 2020 clicando nesse atalho e clique em “Primeiro Acesso”;
  • Digite o CPF e a data de nascimento;
  • Através de uma busca inteligente do sistema, sua nota do ENEM será alcançada. O programa pedirá que você cadastre uma senha de acesso e um e-mail;
  • Logo em seguida, o FIES enviará uma mensagem em seu email cadastrado com um link de ativação para que você possa se inscrever no programa;
  • Após a ativação do seu cadastro, é preciso retornar ao programa Fies Seleção e clicar em “já sou cadastrado”.contrato FIES 2020
  • Agora, é só digitar a senha e o e-mail cadastrados.
  • Ao finalizar seu cadastro, é necessário que o candidato preencha os dados pessoais e informe a renda de cada membro da família (pessoas que moram na mesma casa).
  • Para concluir a inscrição, o estudante deve escolher uma das modalidades do Fies e, em seguida, selecionar até 3 opções de curso. É possível mudar a opção de curso até o dia 28 de fevereiro, que é a data do término das inscrições FIES 2020.
  • Após esse procedimento online, a Caixa Econômica Federal entrará em contato com você e pedirá que você compareça até uma unidade próxima para finalizar a assinatura do contrato FIES 2020.
  • É preciso que o candidato escolha um fiador que possa representa-lo caso não consiga pagar de volta os valores para a Caixa em último caso.

Os documentos necessários para levar até a Caixa são:  Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), Proposta de seguro, Identidade, CPF, Certidão de Casamento, se for o caso, e Comprovante de Residência.

Para o fiador, os documentos necessários são os mesmos do aluno, além do Comprovante de Rendimentos.


Como renovar o contrato FIES?

O nome que se dá para a renovação de contrato é Aditamento FIES 2020. Abaixo consideraremos como proceder com cada tipo de renovação, já que existe duas formas de procedimento. Começaremos com a mais simples:

  • Aditamento Simplificado

O candidato deverá realizar o login em sua inscrição no sistema FIES e confirmar que quer continuar seu contrato FIES. Após confirmação, deverá comparecer à CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) para retirar uma via do DRM (Documento de Regularidade de Matrícula), que já estará assinada pelo presidente da Comissão.

  • Aditamento não simplificado

O estudante deverá comparecer até a CPSA para a retirada do documento mencionado acima, a DRM, e após isso deverá comparecer até o banco em que realizou o financiamento, acompanhado de seu representante legal e fiadores, caso precise.


Contato FIES 2020

Para esclarecer qualquer dúvida sobre o contrato FIES 2020, acesse os portais de comunicação CAIXA ou MEC. Abaixo estarão listados os telefones:

  • Telefone FIES: 0800-616161
  • Telefone CAIXA: 0800 726 0101

Qualquer atualização sobre o FIES 2020 informaremos no site.

 

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 9

Contrato FIES 2020: Entenda Detalhes, Renovação