Como Funciona o FIES 2020: Guia Completo do Financiamento

Em algum momento você já deve ter ouvido falar do FIES (Financiamento Estudantil) e sentiu curiosidade sobre o programa. Gostaria de entender como funciona o FIES 2020? Então continue lendo a matéria e saiba o guia completo de como funciona o FIES 2020.

Como Funciona o FIES 2020

Como Funciona o FIES 2020

Criado em 2011, o Fundo de Financiamento Estudantil – FIES é uma ação do Ministério da Educação que visa financiar cursos superiores não gratuitos para candidatos de baixa renda ou que não podem bancar uma faculdade por falta de recursos. Entenda tudo na matéria abaixo.

Como funciona o FIES 2020?

Todos os candidatos que participaram do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir da edição de 2010 e tenham obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação podem se inscrever.

Também é necessário que o candidato possua renda familiar mensal bruta, por pessoa, até 3 (três) salários mínimos.

Na modalidade P-Fies, um novo recurso oferecido pela Caixa Econômica, o candidato deve comprovar renda familiar mensal bruta familiar, por pessoa, de 3 (três) salários mínimos até cinco (5) salários mínimos.

Para saber como funciona o FIES 2020 na modalidade P-Fies, clique aqui.


Como funciona as inscrições FIES 2020?

Como funciona o FIES 2020 para realizar as inscrições do processo seletivo do ano vigente?

Os candidatos devem se inscrever no período de 07 de fevereiro até 23 horas e 59 minutos de 14 de fevereiro do ano em vigor, observado o horário oficial de Brasília.

✓ Saiba como realizar o aditamento FIES 2020

O resultado da pré-seleção referente ao processo seletivo para modalidade FIES 2020 e P-Fies é divulgado no dia 25 de fevereiro do ano em exercício;

  • na modalidade FIES 2020, o resultado será constituído de chamada única e de lista de espera;
  • na modalidade P-Fies, o resultado será constituído apenas de chamada única.

A nota de corte refere-se a menor nota para ficar entre os selecionados em um grupo de preferência, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos no mesmo grupo.

Essa nota possui caráter meramente informativo, sem garantia de pré-seleção no processo seletivo vigente, podendo ser consultada no sistema como funciona o FIES 2020 (Fies Seleção).


Sistema SisFIES 2020

Para saber como funciona o FIES 2020 e se inscrever no programa, siga o tutorial abaixo:

  • Acesse o site FIES 2020  e clique em “Primeiro Acesso”;
  • Digite o CPF e a data de nascimento e tique a opção “Não sou um robô”;
  • O sistema inteligente do FIES 2020 buscará sua nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e pedirá que você cadastre uma senha de acesso e um e-mail;
  • Logo em seguida, o sistema enviará uma mensagem em seu e-mail cadastrado com um link de ativação para que você possa se inscrever no programa;
  • Depois de ativar seu cadastro, é preciso retornar ao site do FIES Seleção e clicar em “Já sou cadastrado”.
  • Agora, é só digitar a senha e o e-mail cadastrados.
  • Ao finalizar seu cadastro, o candidato precisará preencher os dados pessoais e informar a renda de cada membro da família (que more com você).

Para concluir a inscrição FIES 2020, o estudante deve escolher uma das modalidades do FIES 2020 e, em seguida, selecionar até 3 opções de curso.

É possível mudar a opção de curso até o dia 28 de fevereiro, que é a data do término das inscrições FIES 2020.


Contato FIES 2020

Para esclarecer qualquer dúvida sobre como funciona o FIES 2020, acesse os portais de comunicação CAIXA FIES 2020 ou MEC. Abaixo estarão listados os telefones:

  • Telefone FIES: 0800-616161
  • Telefone CAIXA: 0800 726 0101

Qualquer atualização sobre como funciona FIES 2020 informaremos no site.

 

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 11

Como Funciona o FIES 2020: Guia Completo do Financiamento