Cancelamento FIES 2020: Como Cancelar FIES

Muitos são os motivos que podem levar alguém a solicitar o cancelamento FIES 2020. Mas é bom ficar atento ao tutorial do processo de cancelamento FIES 2020 para não entrar em uma fria. Quer saber exatamente como realizar os trâmites? Então acompanhe esse artigo até o final.

Cancelamento FIES 2020

Cancelamento FIES 2020

Entenda como realizar o passo a passo desde o sistema eletrônico até a ida ao banco com seu fiador.

FIES 2020

O sistema FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um dos programas que mais beneficiou estudantes universitários no Brasil. A iniciativa criada em 1999, conta com a participação de milhares de estudantes que precisam de um curso universitário mas não tem condições de bancar uma faculdade.

Como funciona? A Caixa Econômica Federal empresta o valor das parcelas ao estudante através de um financiamento.

Ao final do curso, o aluno poderá quitar as parcelas ou pagá-las em suaves prestações, com praticamente taxa de juros FIES 2020 de zero. Quem pode participar do FIES 2020?

Cancelamento FIES 2020

Cancelamento FIES 2020

  • Candidatos que participaram do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) com nota igual ou superior a 450 e não tenham zerado na redação.
  • Candidatos com renda familiar mensal bruta, por pessoa, até 3 (três) salários mínimos. Na modalidade P-Fies, um novo recurso oferecido pela Caixa Econômica, o candidato deve comprovar renda familiar mensal bruta familiar, por pessoa, de 3 (três) salários mínimos até cinco (5) salários mínimos.

Apesar de ser um excelente recurso para universitários, muitos precisam interromper o FIES 2020 por “N” motivos. E agora, como proceder? Acompanhe a seguir.


Tipos de cancelamento FIES

Esse tópico é extremamente importante para você que deseja cancelar o FIES 2020.

✓ Saiba também como imprimir 2 via do boleto FIES 2020

Existem diversas modalidades de cancelamento e se você escolher a opção errada deverá pagar de uma vez só todo o financiamento que deveria durar anos para o estorno. Vamos para as opções disponíveis?

Cancelamento FIES 2020

Cancelamento FIES 2020

  • Liquidar o saldo devedor no ato do cancelamento

Essa opção é para quem tem todo o saldo de quitação disponível em conta. Assim que você assinar o termo de encerramento FIES junto ao banco, terá de desembolsar o valor integral do financiamento. Se esta não é a sua intenção, não escolha essa modalidade.

  • Permanecer na fase de utilização

Essa opção é essencial para quem pretende continuar na faculdade sem o usufruto do benefício. Se for esse o caso, a quantia a pagar para a Caixa respeita o prazo estabelecido em contrato, onde o estudante deverá pagar a quantia de R$ 50,00 a cada três meses respeitando as fases de carência e amortização da dívida. Após esse período, será necessário quitar os dezoito meses de carência, onde as parcelas passarão para R$ 150,00.

  • Antecipar a fase de carência

Quando o estudante opta por essa modalidade de pagamento, ele começa a quitar as parcelas trimestrais um mês após assinar o contrato de encerramento FIES 2020. Nesse caso, ele não precisará esperar os 18 meses de carência para iniciar o pagamento da dívida.

  • Antecipar a fase de amortização

Nesse caso, o estudante recebe a opção de parcelar o valor total do contrato FIES 2020. Com essa opção, o estudante ganha mais prazos para o pagamento da dívida. A equação fica assim: 3 x o período utilizado no financiamento + 1 ano. Exemplo com um curso que dura 3 anos:

3 anos de curso x 3 + 1 ano = 10 anos. Excelente prazo de pagamento FIES 2020, não é?


Como realizar o cancelamento FIES 2020

Para realizar o cancelamento FIES 2020, alguns passos são estritamente necessários.

Não segui-los pode acarretar em alguns problemas sérios para o aluno. Portanto, fique atento ao tutorial abaixo e aprenda a forma correta de cancelar o financiamento:

  • Acesse o site do sistema SisFies através desse link;
  • Digite as informações solicitadas com seus dados pessoais.
  • Procure no sistema, no centro da tela a guia “Aditamentos Disponíveis”.
  • Clique em “Encerramento”.
  • Logo em seguida, você deverá clicar na opção “Referências”, onde aparecerá uma tela com o semestre disponível. Clique nessa opção.
  • Clique na opção de cancelamento escolhida e o sistema informará o prazo para se dirigir até a instituição financeira onde ocorreu a assinatura.

Não esqueça de levar o seu fiador no dia do cancelamento na instituição financeira, pois ele também precisará assinar o Termo de Encerramento.


Datas para cancelamento FIES 2020

Após concluir esses procedimento, o seu financiamento será cancelado. Porém é importante lembrar que a matrícula da faculdade também deve ser cancelada para encerrar o contrato com a instituição, senão ela continuará cobrando as parcelas mensais.

Não é o ano inteiro que o cancelamento FIES 2020 pode ser feito. O sistema disponibiliza o fim do contrato somente do dia 1º ao dia 15 de cada mês. Em junho e dezembro, o sistema de seleção FIES não permite o cancelamento antecipado da dívida.


Contato FIES

Para esclarecer mais alguma dúvida sobre como funciona o cancelamento FIES 2020, acesse os portais de comunicação CAIXA:

Qualquer atualização sobre cancelamento FIES 2020 informaremos no site.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Cancelamento FIES 2020: Como Cancelar FIES